O seu nome científico é Matricaria recutita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, e em alguns mercados, sob a forma de sachês.
Para que serve
A Camomila serve para ajudar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir, por exemplo.
Propriedades
As propriedades da Camomila incluem sua ação estimulante da cicatrização, antibacteriana, anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante.
Como usar a camomila
As partes utilizadas da Camomila são suas flores para fazer chás, inalações, banhos de assento ou compressas.
- Inalação para sinusite: juntar 6 colheres de chá de flores de Camomila em uma panela com 1,5 L de água fervente. Depois, colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande. Respirar o vapor durante 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia.
- Chá para acalmar: colocar 2 a 3 colheres de chá de flores secas de Camomila em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber após a refeição. Veja que outros chás pode preparar usando flores secas da planta.
- Compressa para irritações na pele: juntar 6 g de flores secas de Camomila em 100 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar, molhar uma compressa ou pano e aplicar sobre a região afetada.
Efeitos colaterais e contraindicações
O chá de camomila não deve ser tomado na gravidez, nem deve ser usado o seu óleo essencial porque pode provocar contração uterina. Assim, ela está contraindicada durante a gravidez, e não deve ser usada diretamente dentro dos olhos.
Como fazer o chá: