Alecrim do campo
Nome Científico: Baccharis dracunculifolia
Origem: Egito
Parte Utilizada: Aérea
O alecrim do campo é também é chamado popularmente como alecrim do mato, vassoura ou vassourinha. Os benefícios do chá de alecrim incluem melhorar a digestão, aliviar a dor de cabeça e combater o cansaço frequente.
Benefícios:
- Melhora a digestão rápido: O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir às principais refeições para ajudar na digestão, pois possui efeito colagogo que ajuda no esvaziamento da vesícula.
- É um ótimo antibiótico natural: A presença de ácido rosmarínico, rosmaridifenol, carnosol, epirosmanol, rosmanol e ácido carnósico na composição do alecrim, interagem com a membrana das bactérias, impedindo que consigam se desenvolver e multiplicar.
- Elimina a retenção de líquidos: O chá de alecrim é um excelente diurético natural podendo ser usado para combater a retenção de líquidos no corpo.
- Combate o cansaço mental: Estudos já comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral, especialmente devido à sua ação antioxidante, que parece ajudar durante períodos de maior estresse.
- Protege a saúde do fígado: Devido à alta composição em compostos fenólicos, o alecrim possui uma forte ação antioxidantes que ajuda a proteger o fígado contra o aparecimento de doenças.
- Combate a inflamação: O consumo do chá de alecrim também é bom para combater inflamações, aliviando a dor, edema e desconforto, devido à sua composição em ácido rosmarínico.
- Fortalece o sistema imunológico: Por ser rico em substâncias antioxidantes, o alecrim também parece ajudar no fortalecimento do sistema imunológico
- Deixa o cabelo mais bonito: Além de tudo isso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa, e facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a micro circulação do couro cabeludo.
Como fazer o chá:
- Adicionar 3 a 4g de folhas do alecrim em 250ml de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tampado. Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
Contraindicações:
Não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos, grávidas ou mulheres a amamentar. Pacientes com doenças no fígado ou na vesícula também não devem usar este chá antes de consultar o médico porque devido ao seu efeito colagogo podem apresentar piora dos sintomas e até agravamento da doença.